Dia do estagiário – Por Fernanda Mambrini Rudolfo

Dia do estagiário – Por Fernanda Mambrini Rudolfo

Por Fernanda Mambrini Rudolfo – 20/08/2017

Apesar dos vários acontecimentos da semana, decidi escrever uma pequena homenagem àqueles que tornam nossa rotina um pouco menos árdua: os estagiários. Na última sexta-feira, 18 de agosto, comemorou-se o seu dia e nada mais justo do que dirigir-lhes algumas palavras.

No meio da loucura que se tornou o dia-a-dia das mais diversas carreiras, existem pessoinhas (o diminutivo refere-se apenas à idade) que facilitam o enfrentamento dos percalços. Muitas vezes explorados, utilizados como funcionários mais baratos e com menos direitos, deturpando-se a função educativa. Outras tantas, exercendo atividades de muito mais responsabilidade do que deveriam, só faltando assinar as peças que confeccionam. Tudo isso, sem a devida valorização, não só no aspecto financeiro, mas também pela falta de reconhecimento pela própria chefia.

São as típicas peças cuja essencialidade para o funcionamento da máquina só se percebe quando são retiradas. Apenas na ausência de estagiários se reconheceria devidamente a importância desses aprendizes. Aliás, deve-se dar ênfase a esta expressão, eis que o estágio visa ao aprendizado. O supervisor do estágio deve, portanto, preocupar-se em transmitir conhecimento, não em obter prestação de serviços exclusivamente. Não é o que ocorre na prática, infelizmente. Trata-se de uma mentalidade que precisa ser ultrapassada, sob pena de continuarmos a subverter as funções do estágio e perpetuar a cultura da exploração.

Fica, portanto, minha pequena homenagem a todos os estagiários, que tanto colaboram para o bom andamento dos trabalhos.


Fernanda Mambrini Rudolfo.
Fernanda Mambrini Rudolfo é Defensora Pública do Estado de Santa Catarina. Doutoranda e Mestre em Direito pela UFSC. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela EPAMPSC. Diretora-Presidente da Escola Superior da Defensoria Pública de Santa Catarina.
.


Imagem Ilustrativa do Post: girl reading book mindset personal development // Foto de: perzon seo // Sem alterações

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/148114704@N05/33651514143

Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode


O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.