As experiências internacionais na área “Direito e Cinema”: os estudos “Derecho y...

As experiências internacionais na área “Direito e Cinema”: os estudos “Derecho y Cine” – Por Luis Carlos Cancellier de Olivo e Renato de Oliveira Martinez

Por Luis Carlos Cancellier de Olivo e Renato de Oliveira Martinez – 27/04/2016 [1]

A Espanha é um país em que os estudos “Direito e Cinema” (Derecho y Cine) têm se desenvolvido, nos últimos anos, com vivacidade. A exemplo do que acontece no Brasil, o surgimento e a popularidade dos estudos Derecho y Cine não foram decorrência de um processo de difusão cultural; como aponta Benjamín Rivaya, um dos autores que mais se dedica ao assunto, apesar de alguns professores espanhóis terem tido contato com o campo Law and Film, a maioria nem mesmo tinha conhecimento daqueles estudos quando o Cinema começou a ser utilizado como prática didática no ensino jurídico.[2]

As primeiras disciplinas sobre Derecho y Cine surgiram no ano 2000, nas Universidades de Oviedo e de Valencia, e nos anos subsequentes passaram a ser oferecidas em diversas instituições, tais como Universidade Rey Juan Carlos, Universidade de León, Universidade Pompeu Fabra e Universidade de Burgos. Com o tempo, cursos de extensão sobre o tema passaram a ser oferecidos em diversas faculdades de Direito e em cursos de formação profissional, como os Cursos de Formación Permanente del Consejo General del Poder Judicial.[3]

O crescimento da área no meio acadêmico espanhol foi também impulsionado pela iniciativa da editora Tirant lo Blanch de publicar a coleção intitulada Cine y Derecho, que reúne uma série de obras sobre os mais diversos temas jurídicos abordados a partir do Cinema (são títulos dessa coleção, dentre outros: Una introducción cinematográfica al Derecho, Derecho al Cine – Una introducción cinematográfica al Derecho Constitucional, Cine para Jueces – Un Vademécum Judicial, El Derecho a través de los géneros cinematográficos, El Cine y los Derechos de la Infancia, La Violación en el Cine, Eutanasia y Cine, La Huelga y el Cine: Escenas del conflicto social, Star Trek y los Derechos Humanos[4]).

Tal como os estudos Law and Film, o campo Derecho y Cine abrange as relações de reciprocidade entre Direito e Cinema; todavia, apesar de os estudos Derecho y Cine compartilharem algumas inquietações teóricas com os estudos Law and Film, eles distinguem-se por não serem tão concentrados nos filmes de tribunal norte-americanos, mas abertos também a outros gêneros e a cinematografias de outros países. Além disso, o campo Derecho y Cine mostra elevado interesse na operacionalização do uso do Cinema como ferramenta pedagógica, sendo grande a ênfase na necessidade de compartilhamento das experiências realizadas, de modo a densificar as estratégicas didáticas empreendidas na área.

O principal exemplo de intercâmbio de materiais didáticos relativos ao ensino do Direito por meio do Cinema é a Red de Profesores para Elaboración de Materiales Didácticos para la Enseñanza del Derecho a través del Cine, surgida no ano de 2009 na Faculdade de Direito da Coruña, e atualmente composta por mais de 150 professores universitários de mais de 30 universidades, na sua maioria, espanholas. A Rede se divide em várias seções, cada uma delas correspondendo a uma área ou disciplina jurídica diferente. Essa rede conta com uma plataforma on-line denominada Proyecto DeCine (<proyectodecine.wordpress.com>), utilizada para intercâmbio de materiais didáticos.[5]

Ainda que esse material, num primeiro momento, seja compartilhado no âmbito interno da rede, muitos desses trabalhos foram reunidos em coleções disponibilizadas para o público no formato de livros eletrônicos de acesso on-line.[6] O acervo contempla, até o momento, as seguintes coletâneas: El Derecho Administrativo en el Cine, El Derecho Constitucional en el Cine, El Derecho Internacional Privado en el Cine, Filosofía del Derecho y Cine, El Derecho Penal en el Cine e El Derecho Eclesiástico en el Cine.

Os referidos volumes reúnem um conjunto de comentários sobre filmes, selecionados a partir da temática principal, e que são apresentados por meio de uma ficha padronizada, facilitando, assim a compreensão do tipo de experiência didática que foi efetivada a partir de cada obra cinematográfica.

No meio acadêmico brasileiro, como já mencionamos anteriormente, ainda são pouco conhecidos esses trabalhos; por isso, deixamos aqui algumas referências buscando contribuir para uma aproximação entre os estudos nacionais sobre “Direito e Cinema” e o campo Derecho y Cine.


Notas e Referências:

[1] Este artigo é uma versão condensada e levemente modificada do tópico 3.1.2 da dissertação defendida por Renato de Oliveira Martinez no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em março do corrente ano, elaborada sob a orientação do professor Dr. Luis Carlos Cancellier de Olivo, que teve como tema a construção do campo de estudo “Direito e Cinema” no Brasil [MARTINEZ, Renato de Oliveira. Direito e Cinema no Brasil: perspectivas para um campo de estudo. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015, p. 97-111].

[2] Cf. RIVAYA GARCÍA, Benjamín. Algunas preguntas sobre Derecho y Cine. Anuario de filosofía del derecho, n. 26, 2010, p. 223.

[3] Cf. RIVAYA GARCÍA, op. cit., p. 220.

[4] Conforme catálogo disponível no website da editora: <www.tirant.com>.

[5] Cf. PERNAS GARCÍA, Juan José (coord.). El Derecho Administrativo en el cine. Materiales didácticos para un sistema ECTS: Colección de Materiales didácticos de Derecho y Cine, n. 1. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións,  2011, p. 13.

[6] Eles estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: <www.meuebook.com>.

BAAMONDE, Xulio Ferreiro (coord.). O ensino do dereito a través do cine: unha perspectiva interdisciplinar, II. Materiales didácticos para un sistema ECTS. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2010.

BARRERO ORTEGA, Abraham (coord.). Derecho al cine: Una introducción cinematográfica al Derecho Constitucional . Valencia: Tirant lo Blanch, 2011.

CANO GALÁN, Yolanda. Derecho y Cine: implementación y diseño de una estrategia docente en el marco del Espacio Europeo de Educación Superior. In: COTINO HUESO, Lorenzo; PRESNO LINERA, Miguel (coords.). Innovación educativa en Derecho constitucional. Reflexiones, métodos y experiencias de los docentes. Valencia: PUV, Servicio de Publicaciones de la Universidad de Valencia, 2010. Disponível em <www.uv.es/derechos/innovacionconstitucional.pdf> e em <www.doredin.mec.es/documentos/01520113000428.pdf>. Acesso em 4 jul. 2013.

COTINO HUESO, Lorenzo; PRESNO LINERA, Miguel (coords.). Innovación educativa en Derecho constitucional. Reflexiones, métodos y experiencias de los docentes. Valencia: PUV, Servicio de Publicaciones de la Universidad de Valencia, 2010.

GARCÍA VÁZQUEZ, Sonia (coord.). El Derecho Constitucional en el cine. Materiales didácticos para un sistema ECTS: Colección de Materiales didácticos de Derecho y Cine, n. 2. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2012.

GARCIMARTÍN MONTERO, Ma del Carmen (coord.). El Derecho Eclesiástico en el cine. Materiales didácticos para un sistema ECTS: Colección de Materiales didácticos de Derecho y Cine, n. 6. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2013.

GAYÁN RODRÍGUEZ, Eloy Miguel; PAZ LAMELA, Ramón Santiago; VARA PARRA, José Joaquín (coord.). El Derecho Internacional Privado en el cine. Materiales didácticos para un sistema ECTS: Colección de Materiales didácticos de Derecho y Cine, n. 2. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2012.

GIMÉNEZ, Alfonso Ortega; GARCÍA, Purificación Cremades (coord.) Cine y Derecho em 13 películas. San Vicente (Alicante): Editorial Club Universitario, 2008.

GÓMEZ, Juan Antonio (ed.). Derecho y Cine: El Derecho visto por los géneros cinematográficos. Valencia: Tirant lo Blanch, 2008.

LINERA, Miguel Ángel Presno; RIVAYA, Benjamín (coord.). Una introducción cinematográfica al derecho. Valencia: Tirant lo Blanch, 2006.

PÉREZ TRIVIÑO, José Luis. Cine y Derecho: aplicaciones docentes. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2008. Disponível em: <www.cervantesvirtual.com/obra/cine-y-derecho-aplicaciones-docentes-0/>. Acesso em: 4 jul. 2013.

______. El cine y el derecho: 20 Títulos. Indret, Working Paper n. 236, jul. 2004. Disponível em: <www.indret.com/pdf/234_es.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2015.

PERNAS GARCÍA, Juan José (coord.). El Derecho Administrativo en el cine. Materiales didácticos para un sistema ECTS: Colección de Materiales didácticos de Derecho y Cine, n. 1. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2011.

PICÓN, Fernando Reviriego (coord.) Proyecciones de Derecho Constitucional. Valencia: Tirant lo Blanch, 2012.

RIVAYA GARCÍA, Benjamín. Algunas preguntas sobre Derecho y Cine. Anuario de filosofía del derecho, n. 26, p. 219-230, 2010. Disponível em: <dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3313265.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2015.

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RIVAYA GARCÍA, Benjamín; GÓMEZ GARCÍA, Juan Antonio (coord.). Filosofía del Derecho y Cine. Materiales didácticos para un sistema ECTS: Colección de Materiales didácticos de Derecho y Cine, n. 4. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2012.

SANZ, Mario Ruiz. La enseñanza del Derecho a través del cine: implicaciones epistemológicas y metodológicas. Revista de Educación y Derecho, n. 2, p. 1-16, abr.-set. 2010.

SOUTO GARCÍA, Eva María (coord.). El Derecho Penal en el cine. Materiales didácticos para un sistema ECTS: Colección de Materiales didácticos de Derecho y Cine, n. 5. A Coruña: Universidade da Coruña, Servizo de Publicacións, 2013.


Luis Carlos Cancellier de OlivoLuis Carlos Cancellier de Olivo é graduado em Direito (1998), mestrado em Direito (2001) e doutorado em Direito (2003), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor em regime de Dedicação Exclusiva, Associado I da UFSC. É professor de Direito Administrativo e Instituições de Direito Público da Universidade Aberta do Brasil(UAB), desde 2006. É professor de Direito Público e Administrativo no Programa de Pós-Graduaçao em Administração Universitária da UFSC (PPGAU). 


Renato de Oliveira Martinez

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Renato de Oliveira Martinez é graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (2009). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração “Teoria, Filosofia e História do Direito” (2015). Analista Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.


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