Confira a entrevista com nosso novo colunista Elpídio Paiva Luz Segundo

Confira a entrevista com nosso novo colunista Elpídio Paiva Luz Segundo

Elpídio, fale sobre você, como escolheu o Direito e como foi sua trajetória profissional? 

A escolha pelo Direito não foi óbvia. Sou filho de um casal de médicos e, pretensamente, estudaria Medicina. Contudo, no tempo de escola, preferia estudar Português, Literatura, História e Geografia às disciplinas exatas ou biológicas. O pendor para a leitura e a escrita foram decisivos na época da inscrição para o vestibular.

Fiz o curso de graduação na PUC-Minas, em Belo Horizonte, e concluí em 2006. Atuei como advogado em Minas Gerais e na Bahia e, desde 2009, exerço o magistério universitário. Atualmente, sou doutorando em Direito pela Universidade Estácio de (UNESA-RJ), sob a orientação do Professor Fábio Corrêa Souza de Oliveira, e docente da Faculdade Guanambi (FG-BA). 

Quais temas serão abordados em sua coluna? 

Interesso-me por diferentes temas e pretendo evitar o discurso da especialidade. Filosofia do Direito, Hermenêutica Jurídica, Responsabilidade Civil e História do Direito são meus temas principais.

Quais as motivações e objetivos ao escrever sobre este tema?

Escrevo com o intuito de contribuir para um melhor entendimento sobre as questões aventadas, sobretudo, para os alunos de graduação em Direito, de modo a incentivar a curiosidade e a reflexão. Se eu conseguir fazer com que as pessoas se interessem pelo tema e busquem saber mais sobre o assunto, considero que terei cumprido minha tarefa. 

Como surgiu a ideia de escrever esta coluna no Empório?

A ideia de escrever no Empório teve início em uma conversa com o Professor Thiago Minagé, colunista do site e colega de turma no doutorado. Em um dos intervalos de aula do Curso, manifestei interesse na publicação de textos e, de pronto, Thiago mostrou-se solícito e, mais do que isso, contribuiu decisivamente para minha colaboração ao periódico. 

Quais expectativas de fazer parte do time de colunistas do Empório do Direito?

Para mim, é uma grande honra. Espero que possa atender às expectativas do site e dos leitores.


Acompanhe aqui os artigos da coluna de Elpídio Paiva Luz Segundo, que são publicados todas as sextas-feiras.